fbpx

Perguntas Frequentes – FAQ

Tire suas dúvidas com as perguntas mais frequentes a respeito de compra e venda de imóveis e processos de financiamento habitacional.

Pergunta do Comprador de Imóvel Financiado Que Já Recebeu o Imóvel

Posso utilizar o FGTS para amortizar o Financiamento Imobiliário?

Sim, desde que o financiamento se enquadre nas regras da CEF você pode utilizar para amortização extraordinária do saldo devedor para redução do valor da prestação ou amortização extraordinária do saldo devedor para redução do prazo contratual.

Já possuo um financiamento imobiliário, posso fazer outro?

Sim, desde que comprove renda suficiente para assumir ambos os financiamentos, e que o novo financiamento se enquadre na política de crédito vigente.

É possível fazer Transferência do Financiamento Bancário?

Sim. A transferência do financiamento somente será possível mediante a concessão de um novo financiamento ao solicitante, que terá como base política de crédito e legislação vigentes à época da concessão.
O cálculo da renda mínima necessária está condicionado às variáveis da nova operação, tais como: valor do financiamento, idade do proponente e ao valor de avaliação do imóvel.

Como pago as prestações de meu imóvel ?

No momento da compra do imóvel o banco exige uma abertura de conta corrente para debitar o pagamento direto da mesma. Todas as parcelas referente ao seu financiamento habitacional são debitadas diretamente e unicamente desta conta.

Pergunta do Vendedor/Construtor de Imóvel Financiado

Pode ser feita venda de imóvel por procuração?

Sim. Existem alguns critérios de Financiadora para Financiadora. O Vendedor/Construtor deve procuram um de nossos agentes da Doutor Imóveis para que ele auxilie da forma adequada.

O que é valor de avaliação do imóvel?

O valor de avaliação do imóvel é aquele definido por um engenheiro do Banco, que irá visitar seu imóvel. Esse engenheiro está atualizado com os preços de mercado e sabe exatamente quais são as exigências feitas pela prefeitura. A avaliação do Banco é uma garantia de que você está fazendo um bom negócio.

Quando é liberado o valor do financiamento?

No mesmo dia em que você assina o contrato, o valor do financiamento é depositado na conta corrente do vendedor, o valor fica bloqueado na conta do vendedor até a entrega do contrato registrado no banco. O banco tem um prazo de até 5 dias da entrega do contrato registrado para fazer a liberação dos valores ao vendedor do imóvel.

Pergunta do Comprador de Imóvel Financiado Que Ainda Não Receberam o Imóvel

Por que devo fazer o registro do imóvel?

O registro do imóvel declara quem é o verdadeiro dono do imóvel. De acordo com o Código Civil Brasileiro, a propriedade (imóvel) somente é transferida após o registro da escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Portanto, não vale assinar somente a escritura. Deve-se realizar o registro, pois quem não registra não é considerado de fato o proprietário. O registro deve ser realizado no Cartório de Registro de Imóveis da sua localização (bairro, município ou comarca).

Comprei um imóvel na planta, pretendo quitar na entrega das chaves, posso utilizar o FGTS mesmo tendo outro imóvel?

Não, se você já possui outro imóvel na localidade em que reside ou trabalha, não poderá utilizar o FGTS.

Estou com prestações do meu financiamento imobiliário em atraso. Gostaria de utilizar o FGTS para ficar em dia e reduzir parte do saldo devedor. Isso é possível?

Não. Para qualquer utilização do FGTS, tanto para abatimento nas prestações quanto para amortização ou liquidação, as prestações do financiamento deverão estar rigorosamente em dia.

O que é Vistoria de Entrega?

Vistoria de Entrega de Imóvel é a conferência que você fará de sua unidade autônoma. Durante a Vistoria, um agente da Doutor Imóveis o acompanhará. Ao final da vistoria, você assinará o respectivo “Termo de Vistoria e Entrega do Imóvel”. É obrigatória a realização da vistoria para recebimento das chaves de seu imóvel.

La você ira conferir a integridade de todos os itens da construção assim como a mesma, garantindo assim que ficara com um imóvel em perfeito estado.

E se durante a Vistoria eu identificar algum problema?

Você assinará a ficha de vistoria com a relação de itens a serem conferidos na companhia do agente da Doutor Imóveis. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será convidado para fazer uma nova Vistoria de entrega do Imóvel.

Quando posso retirar as chaves da minha unidade?

Cada cliente poderá receber as chaves de sua unidade, desde que adimplente com as suas obrigações (principal e acessória) do contrato. Para tanto, deverá observar alguns procedimentos:
• Realizar a vistoria da unidade, dado se tratar de um procedimento obrigatório
Após a realização da vistoria da unidade, somente poderão receber as chaves os clientes que tiverem:
• Pago integralmente o preço de aquisição de sua unidade; ou,
• Assinada a “Escritura Pública de Venda e Compra com garantia de Alienação Fiduciária”, nos termos da Lei 9.514/97, e estiver adimplente com as obrigações contratuais.
• Assinado o contrato de financiamento bancário com registro em cartório.
• Entregue o contrato de financiamento bancário com registro em cartório para o banco financiador.

O que é ITBI e como ele é calculado?

Toda compra de imóvel exige o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. O ITBI é cobrado pela Prefeitura local.

Pergunta do Interessado em um Imóvel Financiado

Quanto tempo demora o processo de compra de imóvel financiado?

O processo de compra depende muito do banco financiador e da etapa de construção, porem o período minimo é de 2 meses.

Existe enquadramento para o uso do FGTS para o imóvel?

Sim, o imóvel além de estar em condições para moradia, não poderá ter sido adquirido pelo(s) vendedor(es) com recursos do FGTS, nos últimos três anos.

Posso adquirir o imóvel em qualquer lugar, usando o FGTS?

Não há restrições. O imóvel deve estar situado no município onde o comprador exerce sua ocupação principal, ou em município limítrofe, ou pertencente à mesma região metropolitana. Poderá ser escolhido imóvel no município onde o cliente mora, desde que comprove que não possua nenhum imóvel em todo o território nacional.

O que é Contrato de Compromisso de Compra e Venda?

É a formalização do compromisso comercial entre o comprador e o vendedor do imóvel. Neste contrato o vendedor é chamado de promitente-vendedor e o comprador de compromissário-comprador.

Posso usar o FGTS para adquirir imóvel para o meu filho?

Não. É vedada a sua utilização para moradia exclusiva de familiares, dependentes ou terceiros.

Se a minha renda não atingir o mínimo exigido, posso somar a renda com a de outra pessoa?

Sim, entretanto quando a composição de renda for com mais de duas pessoas, ficará sujeita a análise da instituição financeira.

Imóveis em construção podem ser financiados?

Sim, você tem que aprovar um crédito habitacional, ter um projeto aprovado pela prefeitura onde se encontra a obra e contratar um engenheiro para fazer um cronograma físico e financeiro.

Como será a vistoria/avaliação do meu imóvel?

A Doutor Imóveis ira emitir um termo de vistoria junto ao banco financiador e entregar para o cliente pagar a taxa de vistoria do imóvel, caso o imóvel seja reprovado  e o a Doutor Imóveis tenha que pedir uma nova vistoria, esta deve ser paga pelo Vendedor Proprietário do Imóvel. Quando paga a vistoria, o engenheiro tem até 7 dias para fazer a vistoria, e 7 dias para entregar o laudo um total então de 14 dias. O engenheiro contratado pelo banco financiador ira entrar em contato com um de nossos agentes para acompanhamento da vistoria.

É obrigatória a abertura de conta corrente no Banco Financiador?

Somente para o cliente comprador, pois o financiamento imobiliário da é operacionalizado por meio de débito automático. Por esta razão, é necessário que possua uma conta corrente.

Quanto tempo tem validade a carta de crédito?

A carta de credito tem validade por 6 meses, sendo que após este prazo terá que fazer uma nova aprovação, e atualizar todos os documentos.

O que é pesquisa cadastral e avaliação de risco de crédito?

ma vez definido o imóvel, você deve providenciar os documentos de renda para ser efetuada uma avaliação cadastral e de risco de crédito para verificar a sua capacidade de pagamento, ou seja, quanto você pode obter de financiamento. Depois é só aguardar a comunicação de que uma Carta de Credito aprovada está a sua disposição.

Qual é a taxa de juros do financiamento?

A taxa de juros varia de acordo com a renda apresentada pelo promitente comprador.

Quais as etapas até o momento de entrega?

1 – Contato com um dos agentes Corretores da Doutor Imóveis
2 – Contrato de Compromisso de compra e venda
3 – Obras
4 – Vistoria do Imóvel pelo Banco Financiador
5 – Financiamento Imobiliário do Cliente
6 – Assinatura de Contrato no Banco
7 – Vistoria de Imóvel pelo Cliente
8 – Entrega

Como é a assinatura do contrato?

Para a assinatura do contrato de aquisição de unidade autônoma (apartamentos ou casas), devem ser observados os seguintes passos:

a) Escolha de unidade, conforme disponibilidade comercial;
b) Apresentação de proposta de pagamento do preço da aquisição da unidade autônoma para um dos agentes corretores da Doutor Imóveis;
c) Apresentação de todos os documentos pessoais necessários para as análises jurídica e de crédito para viabilizar a aquisição da unidade autônoma escolhida para a minuta de contrato;

Uma vez aprovadas as análises mencionadas acima, bem como as condições de pagamento do preço de aquisição da unidade autônoma, você estará apto a assinar o contrato de compra e venda da mesma.

Quais documentos são necessários para a minha comprovação de renda?

A relação de documentos pode variar de acordo com a sua fonte de recursos. Ou seja, há mudanças se você for assalariado, autônomo ou profissional liberal, etc. Assim, a sua comprovação pode ser feita através de holerites, extratos bancários, IR, notas fiscais, constas de consumo pessoal entre outros. Os documentos a serem apresentados também podem variar de acordo com a exigência da instituição bancária. O ideal é você procurar um agente especializado Doutor Imóveis que o mesmo ira orienta-lo de acordo com seu perfil.

Pergunta do Interessado em um Imóvel Não Financiado

Posso utilizar o meu FGTS sem adquirir o financiamento bancário?

Sim, bastando, para isso, fazer a solicitação através de impresso e documentação própria junto a qualquer instituição financeira. Observar que, neste caso, o FGTS terá que ser utilizado para quitar o saldo devedor, pois a documentação também terá força de escritura pública, não podendo, desta forma, ficar saldo remanescente com a construtora.

Compare listings

Comparar